Por onde sai a gordura que perdemos quando emagrecemos?

03.07.2011 - 19:05

A expressão "queimar gordura" é comum nas dietas e academias. A gordura é literalmente queimada? Outra questão: como a gordura é eliminada do nosso organismo? Se você pensou que é pelas fezes, errou. A maior parte da gordura sai na forma de água e gás carbônico.


O principal combustível do organismo é a glicose, um tipo de açúcar. Apenas quando falta glicose no sangue é que a gordura é usada. A gordura sofre um processo no organismo dividindo-se em oxigênio, carbono e hidrogênio. O oxigênio é queimado (daí vem a expressão "queimar gordura") e vira energia. Esse processo gera mais dois subprodutos: gás carbônico, que é sai pelos pulmões, e água, que sai no suor e urina. Isso explica também porque as pessoas que emagrecem rápido urinam com maior frequência.

Confira abaixo as etapas da queima da gordura:

1. Sem glicose, vem gordura
O combustível titular do corpo é a glicose. Quando ela acaba, as células de gordura liberam seu conteúdo, os triglicérides, que contêm oxigênio, hidrogênio e carbono.

2. Por partes
Os triglicérides precisam ser transformados para passar pela membrana das células. Por diversas reações complexas, eles viram ATP, o combustível das células.

3. Ventilação
Falta ainda um elemento da equação: o ATP só vira energia quando recebe um banho de oxigênio. Esse oxigênio vem da respiração, através dos glóbulos vermelhos.

4. Na fogueira
O ATP é queimado (para usar um termo mais técnico, "oxidado") e se transforma na energia que o organismo estava pedindo. Essa queima tem dois subprodutos: água e gás carbônico.

5. Sobra água
A água que sobra tem de sair. Quem faz dieta sem exercício pode aumentar a frequência dos xixis, mas quem comparece à esteira perde essa água também pelo suor.

6. Sobra gás
O carbono que sobra se junta ao oxigênio e vira CO2, que retorna aos glóbulos vermelhos e vai parar nos pulmões, e dali é expelido pela respiração.

Jeferson Machado.
Farmacêutico, CRF-SE: 658.

Ir para a versão clássica
Voltar
© 2001-2014